domingo, 25 de outubro de 2009

3. Genética..................(Cientistas Loucos =P)

O QUE É A GENÉTICA?

  • Genética (do grego genno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.
A HEREDITARIEDADE:

  • Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.

  • A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos. Existem dois tipos de hereditariedade: específica e individual. A hereditariedade específica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que actuam sobre os traços e características próprios do indivíduo que o tornam um ser diferente de todos os outros.

  • A hereditariedade dá-nos a potencialidade, estabelecendo os limites dentro dos quais responderemos às influências do ambiente ou meio (intra e extra-uterino), mas cabe-nos a nós traçar o nosso destino. Exemplificando: durante a gravidez, as condições psicológicas da mãe, bem como o tipo de alimentação e o eventual consumo de bebidas alcoólicas ou de substâncias tóxicas, irão influir no desenvolvimento do feto; uma pessoa que tenha tendência para ganhar peso pode vir a tornar-se obesa ou não. Tudo dependerá do seu comportamento, da determinação da sua vontade em praticar exercício ou em seguir uma dieta adequada à sua natureza e benéfica para a sua saúde.
MECANISMOS DE TRANSMISSÃO DE HEREDITÁRIA:

  • Muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e dos comportamentos dos animais e dos seres humanos são transmitidos por hereditariedade. Muitas das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem connosco.
    Cromossomas, ADN e genes são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas.


CROMOSSOMA:

  • Um cromossoma ou cromossoma é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos (nucleotídeos) com funções específicas nas células dos seres vivos.

Legenda: Cromossoma. (1) Cromatídeo. Cada um dos dois braços idênticos dum cromossoma depois da fase S. (2) Centrómero. O ponto de ligação de dois cromatídeos, onde se ligam os microtúbulos. (3) Braço curto. (4) Braço longo.


GENE:





Gene: É um segmento de DNA organizado em nucleótidos com uma sequência própria. São segmentos de cromossomas com um código próprio que contêm informação para produzir determinada característica/substância.


ADN:






ADN é um longo polímero de unidades simples (monómeros) de nucleotídeos, cujo cerne é formado por moléculas de açúcares e fosfato intercalados unidos por ligações fosfodiéster.


O QUE É CLONAGEM?

  • É a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas dum mesmo ser vivo – microrganismo, vegetal ou animal. É um procedimento científico mediante o qual se visa usar o material genético de um organismo para obter outro organismo.

RISCOS:

  • A possibilidade de comprometer a individualidade;

  • A perda de variabilidade genética;

  • Envelhecimento precoce;

  • Grande número de anomalias;

  • Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade;

  • Um mercado negro de fetos pode surgir, de doadores "desejáveis" que queiram clonar-se a eles próprios, como estrelas de cinema, atletas entre outros;

  • A tecnologia não está ainda bem desenvolvida, tendo uma baixa taxa de fertilidade (para clonar a Dolly foram precisos 277 ovos, 30 começaram a dividir-se, 9 induziram a gravidez e apenas 1 sobreviveu);

  • Os clones poderão ser alvo de discriminação por parte da sociedade;

  • Os clones poderão estar sujeitos a problemas psicológicos desconhecidos, com impacto na família e na sociedade.

  • Esta temática da clonagem poderá contribuir, de certa forma, para o aumento da população mundial, o que significa que, se a clonagem começar a ser realizada, os recursos naturais poderão começar a esgotar-se ainda mais rapidamente, pois as pessoas serão em maior número e os recursos manter-se-ão ou diminuirão de quantidade.


A OVELHA DOLLY:

  • Para clonar a Dolly foram precisos 277 ovos, 30 começaram a dividir-se, 9 induziram a gravidez e apenas 1 sobreviveu.

  • Porém, enquanto que a maior parte das ovelhas vive entre o 11 e o 12 anos, Dolly morreu com 6 anos e meio após ter começado a manifestar doenças frequentemente associadas à velhice, a partir da idade de cinco anos e meio.
PROCESSO DE CLONAGEM DA OVELHA DOLLY (imagem):
O QUE É UM PREFORMISMO E EPIGÉNESE?

  • Preformismo é a tese que defende que o nosso desenvolvimento individual está predeterminado devido á programação que tem no seu código genético.

  • Epigénese é outra tese que segundo a qual o desenvolvimento do indivíduo ocorre pela mútua acção da genética e do meio ambiente, isto é, dos elementos que, nos planos fisiológico, sensitivo e sociocultural, influenciaram o desenvolvimento de cada indivíduo.
O QUE É FENÓTIPO E GENÓTIPO?

  • Fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo como, por exemplo: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento. O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de factores ambientais e da possível interacção entre os dois.

  • Genótipo são as informações hereditárias de um organismo contidas em seu genoma. Nem todos os organismos com um mesmo fenótipo parecem ou agem da mesma forma, porque a aparência e o comportamento, assim como os demais componentes do fenótipo, são modificados por condições ambientais e de desenvolvimento.
Um único genótipo correspondente a uma infinidade de potenciais fenótipos, porque genótipo é um conjunto de genes constituídos do património hereditário de cada indivíduo, por sua vez fenótipo é um conjunto das características físicas e psicológicas de uma pessoa, resultantes da interacção do genótipo com o meio ambiente (experiências, educação), que pode intervir de forma positiva ou negativa.
O HOMEM CARACTERIZA-SE POR UM PROGRAMA GENÉTICO ABERTO:

  • Programas genéticos abertos: a afirmação da existência de programa genético para os seres humanos só é aceitável se o concebermos como um programa aberto, isto é, susceptível de se adaptar às influências do meio ambiente. O homem é considerado uma unidade biopsicosociocultural uma vez que as suas capacidades biológicas necessitam de um meio que lhes permita a realização dinâmica e de uma estrutura psicológica que lhes dê significação, dando-lhe possibilidades de adaptação a circunstâncias novas e desafiadores no meio.

  • O Homem é um ser biologicamente inacabado: o facto de ao nascer não apresentar as suas características desenvolvidas vai constituir uma vantagem, já que, vai possibilitar uma maior capacidade para aprender e para se desenvolver no contexto do seu ambiente, da sua cultura. Por outras palavras, esta prematuridade explica por que razão a infância e adolescência humanas são tão longas: é o período de acabamento do processo de desenvolvimento que decorreu na vida intra-uterina. O prolongamento destes períodos biológicos – juvenilização – é uma condição essencial para a sobrevivência e adaptação da espécie. Um exemplo real que realça as vantagens do incabamento biológico do ser humano é o facto do desenvolvimento do cérebro – cerebralização – se processar de uma forma lenta – lentificação -, conferindo-lhe maior flexibilidade/plasticidade. Assim, este retardamento ontogénico é favorável à aptidão para aprender, ao desenvolvimento intelectual e cerebral, à impregnação e, portanto, à transmissão cultural. O homem nasce com uma programação básica – biológica – ,mas o estatuto de “humano” só é atingido através da aprendizagem, cujo processo resulta em grande parte das vantagens do inacabamento, da prematuridade do Homem.
OVO:

  • Célula primeira resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozóide, que se dividirá sucessivamente em novas células até formar a totalidade do organismo.
FONTES:

2 comentários:

  1. Relativamente a este trabalho pensamos que fizeram um bom trabalho, apesar de que tivemos algumas dificuldades em responder a algumas das perguntas feitas pela professora. Mesmo assim Parabéns pelo trabalho realizado.

    ResponderEliminar
  2. Aceitamos a vossa opiniao e de qualquer outra pessoa, apesar de ter sido corregido pela professora e nao ter qualquer erro, para a proxima melhoramos um pouco mais.
    Obrigado pela vossa atenção!!!
    =)

    ResponderEliminar

É um conjunto de observações subjectivas e objectivas que se fazem sobre um texto, de forma a revelar o seu sistema de ideias, a identificar a sua organização interna e a questionar a rede de intenções comunicadas (a intenção do autor desse texto, a intenção do leitor desse texto e a própria intenção textual comunicada). O que é que o texto diz? Como diz? O que me diz? - estas são as principais perguntas a que temos de dar resposta quando pretendemos fazer um comentário de texto...